Criar conteúdo pode ser desafiador, mas é o caminho para influenciadores digitais se conectarem com a sua comunidade e manter a relevância. Neste artigo você vai encontrar as melhores dicas para se inspirar, ser criativo e se manter produzindo conteúdos para ser um influenciador digital de sucesso!
Aposte no storytelling
Contar histórias é o que realmente faz a sua audiência se conectar com você. Por isso, desenvolva o seu storytelling compartilhando experiências, mostrando o lado real da sua vida e humanizando a sua comunicação.
Fazer isso ajuda a construir identificação, já que os seus seguidores querem se sentir próximos. E mais do que isso: também aumenta a confiança no conteúdo que você produz.
Diversifique o seu conteúdo
Ficar preso a apenas um tipo de conteúdo pode não ser a melhor alternativa. Ou seja, use a criatividade para ter o melhor de cada recurso das redes sociais!
Apesar de Reels performarem bem no Instagram, talvez os seus seguidores também gostem de outros formatos de conteúdos. Ao experimentar, a dica é acompanhar o que dá mais certo, ouvir o seu público e entender o que eles querem consumir no seu conteúdo.
Será que os seus seguidores preferem postagens diárias no Feed ou nos Stories? O seu público gosta mais de TikTok ou de Instagram? Há espaço para você no LinkedIn? Fazer essas perguntas ajuda a encontrar o caminho!
Qualidade é melhor que quantidade
Antigamente, as redes sociais eram baseadas em quantidade. Se você deixasse de estar presente por 48h, já perderia relevância. Mas não se engane: essa realidade já mudou.
Agora, os seus seguidores priorizam muito mais a qualidade. O que isso quer dizer? Vale mais você entregar um Reels com um bom storytelling, um roteiro de qualidade, a cada 5 dias, do que fazer algo superficial diariamente.
Além disso, não se esqueça que as pessoas estão saturadas de ver os mesmos conteúdos. Então, o seu desafio é criar algo diferente, sair da sua zona de conforto, e entregar aquilo que é novidade e autoral.
Esteja atento aos assuntos atuais
Você não precisa acompanhar os memes que surgem todos os dias, mas ficar ligado no que acontece é fundamental. Seja um assunto que está em alta ou até mesmo um meme engraçado, avalie sempre como você pode usar no seu conteúdo. Mas não vá errar pelo exagero: saiba filtrar o que realmente se encaixa no seu nicho e quando é o momento de aproveitar.
Busque inspirações!
Apesar de ser criador de conteúdo, você não é uma máquina, certo? Mas não se preocupe quando faltar inspiração, pois isso acontece com todas as pessoas.
Uma dica interessante para quem produz conteúdo é nunca deixar de também consumir conteúdo. Que tal ter uma curadoria de inspirações semanais?
Você pode encontrar boas referências principalmente no YouTube e no Pinterest. Acompanhe perfis e influenciadores que sejam diferentes do seu estilo, que tragam novas perspectivas e façam você respirar “fora da caixa”.
Se você separar um dia por semana para ter esse respiro e absorver novas referências, a sua criatividade vai agradecer!
Conclusão
Ser influenciador digital é um caminho para os apaixonados por produzirem conteúdo, mas nada acontece sem qualidade! Criar uma comunidade fiel faz toda a diferença, e isso vem através do que você entrega aos seus seguidores.
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Duvidas Frequentes
O que é storytelling?
O storytelling é a narrativa de histórias que envolvem o público-alvo. Ou seja, quando bem utilizada, essa técnica permite contar histórias que criam conexão com as pessoas, ajudam a vender mais, atrair seguidores e humanizar a comunicação. Com isso, você transforma ideias em histórias envolventes conforme o objetivo do seu conteúdo.
Por que um influenciador digital precisa produzir conteúdo?
Influenciadores digitais podem trabalhar com diversos nichos. Em todos eles, é o conteúdo produzido que irá gerar a conexão com o público, atraindo e retendo a atenção dele. Sem um conteúdo de qualidade é quase impossível fidelizar seguidores.
Como definir o seu público-alvo como influenciador digital?
O primeiro passo é saber que tipo de temas/nicho você quer abordar como influenciador. Após isso, pesquise nas próprias redes sociais quem acompanha perfis que tratam de temas/nichos semelhantes. Faça uma pesquisa aprofundada, entenda o perfil dessas pessoas. Depois, defina qual é o seu interesse segmentando os públicos, seja por idade, região geográfica, condição social, interesses e outros critérios que sejam relevantes para você.
Como saber se o meu conteúdo está engajando?
Os influenciadores digitais devem estar sempre atentos às métricas dos seus conteúdos para saber se estão engajando. Para isso, é importante analisar número de curtidas, comentários, perfis que salvaram ou compartilharam seu conteúdo. O número de seguidores de forma isolada não quer dizer que seu conteúdo irá engajar bastante. O importante é entender quantas pessoas realmente acompanham o que você compartilham conteúdo a conteúdo.
Como conseguir colaborações com marcas?
Influenciadores digitais que constroem um conteúdo de qualidade se tornam atrativos para as marcas. Você deve ter um bom material de apresentação e mostrar às marcas o quanto pode fazer a diferença para elas através do seu conteúdo.
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